Agência France-Presse
postado em 19/09/2012 06:07
Pequim - Xi Jingping, dirigente chinês que deve assumir a direção do país no próximo mês, recebeu nesta quarta-feira (19/9) o secretário americano de Defesa, Leon Panetta, na primeira reunião de alto nível desde seu misterioso desaparecimento, no início de setembro.O dirigente chinês, rodeado de vários oficiais superiores do Exército Popular de Libertação, apertou a mão de Leon Panetta no Palácio do Povo.
A anulação de várias reuniões deste tipo no início do mês, sem explicação, provocou rumores sobre a saúde de Xi Jingping antes do Congresso do Partido Comunista, em outubro.
[SAIBAMAIS]Xi Jingping, 59 anos, sentado ao lado do chefe do Pentágono, disse que a presença de Panetta lhe recordava a visita realizada aos Estados Unidos em fevereiro passado.
"Desejo sinceramente que sua visita seja um sucesso e acredito em sua grande utilidade para promover as relações entre Estado e Estado, militares e militares, dos dois países", disse Xi Jingping, apontado como sucessor do presidente Hu Jintao na liderança do Partido Comunista.
"É uma honra poder visitá-lo aqui", respondeu Leon Panetta, antes de expressar seu desejo de discutir a promoção das relações de segurança entre "as duas grandes nações do Pacífico".
Após intensas especulações sobre sua saúde e dez dias de silêncio absoluto, Xi Jingping reapareceu no sábado passado, na Universidade de Agricultura de Pequim.
Antes disto, havia anulado várias reuniões oficiais, incluindo um encontro com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton.