Agência France-Presse
postado em 19/09/2012 11:49
Ramallah - O presidente palestino Mahmud Abbas protestou ante o Egito, cujo primeiro-ministro, Hicham Qandil, recebeu o chefe de Governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, afirmou nesta quarta-feira (19/9) um dirigente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saleh Rafat.Segundo a fonte, foi solicitado um esclarecimento do Egito sobre o encontro, uma vez que Ismail Haniyeh não possui um cargo oficial. O dirigente informou ter enviado pessoalmente uma carta ao presidente egípcio, Mohamed Mursi, através do embaixador egípcio, com um protesto formal e pediu oficialmente ao governo egípcio que não trate Haniyeh como primeiro-ministro.
Qandil recebeu Haniyeh na segunda-feira à noite no Cairo. O Hamas denunciou o pedido do presidente palestino e acusou Mahmud Abbas e o Fatah de querer impor um bloqueio político ao movimento islamita. Em um comunicado de seu porta-voz em Gaza, Sami Abu Zuhri "enfatiza que Mahmud Abbas não tem nenhum direito de falar de representação palestina unificada, posto que seu mandato expirou há mais de três anos".
Em virtude de um acordo de reconciliação nacional assinado em abril de 2011 entre Fatah e Hamas, os dois governos rivais devem ser substituídos por um executivo transitório encarregado de organizar eleições num prazo de um ano, mas as principais cláusulas deste acordo jamais foram aplicadas.