Los Angeles - O ônibus espacial americano Endeavour pousou esta sexta-feira (21/9) acoplado a um Boeing 747 em Los Angeles, após fazer seu último voo durante o qual sobrevoou a Califórnia (oeste), onde ficará exposto de forma permanente.
"É tão belo e ao mesmo tempo tão triste", disse Todd Unger, de 28 anos, que assim como milhares de fãs acampou no parque do observatório com vista para Los Angeles para ver passar a espaçonave.
"É o fim de uma época. Mas isto demonstra do que os Estados Unidos são capazes e podemos nos sentir muito orgulhosos disso", acrescentou, acenando uma bandeira americana no momento em que o Endeavour passou sobre a colina de Hollywood.
O avião transportando o ônibus espacial de 85 toneladas saiu na quarta-feira do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, fez escala, entre outras, em Houston, Texas (sul), antes de seguir viagem rumo a oeste e aterrissar na quinta-feira na base aérea de Edwards, no deserto de Mojave, ao norte de Los Angeles.
[SAIBAMAIS] Pelo caminho, o comboio sobrevoou a baixa altitude Tucson, no Arizona (sudoeste), em homenagem à ex-representante Gabrielle Giffords, que ficou seriamente ferida em um atentado. Seu marido, o ex-astronauta Mark Kelly, comandou a última missão espacial do Endeavour.
"Foi muito espetacular", disse Kelly à emissora de televisão CNN. "Os moradores de Tucson tiveram uma visão incrível deste aparelho extraordinário", acrescentou.
Após passar algumas semanas em um hangar da United Airlines em Los Angeles, a espaçonave será transferida para o California Space Center, onde ficará em exibição a partir de 30 de outubro.
O "Endeavour" voou mais de 185 milhões de quilômetros em suas duas décadas de serviços e completou sua última missão no ano passado.