Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, contou este sábado ter agradecido na véspera ao colega venezuelano, Hugo Chávez, pela recente captura de Daniel "El Loco" Barrera, considerado o mais importante chefe do narcotráfico colombiano.
"Ontem à noite precisamente tive a oportunidade de falar com o presidente Chávez e agradecer-lhe pessoalmente por esta colaboração", afirmou o presidente colombiano durante ato público no município de Maicao, capital do departamento (província) de La Guajira, na fronteira com a Venezuela.
"Este tipo de colaboração beneficia a todos nós: colombianos, venezuelanos, todos os interessados em que a segurança impere nos dois países", acrescentou Santos, que restabeleceu em 2010 as relações com o país vizinho, após um período de instabilidade durante o governo de Álvaro Uribe (2002-2010).
Barrera foi capturado na terça-feira em uma operação em que cooperaram autoridades de Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e Reino Unido, na cidade venezuelana de San Cristóbal, estado de Táchira (oeste), perto da fronteira colombiana.
[SAIBAMAIS]"Nós o estávamos procurando há muito tempo. Este personagem fez todo tipo de dano não só para os colombianos, mas para o mundo inteiro, todo tipo de crime. Aliava-se com qualquer narcotraficante, paramilitar, guerrilha, para atentar contra a segurança dos colombianos", afirmou Santos.
O governo de Bogotá faz gestões para que a Venezuela deporte Barrera, considerado o líder de uma organização que introduziu mais de 900 de toneladas de cocaína em Estados Unidos e Europa.
Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações que levassem à sua captura e cuja detenção tinha sido ordenada em 2007 pelo ex-presidente Uribe.