Teerã - A filha do ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani foi detida em aplicação uma pena de seis meses de prisão por "propaganda contra o regime" pronunciada no fim de 2011, anunciou a promotoria de Teerã, segundo a imprensa.
"Faezeh Hashemi foi detida no sábado para cumprir a pena", afirma o comunicado citado pela agência oficial IRNA. A agência FARS informou que a filha de Rafsanjani está detida na prisão de Evin, em Teerã.
Faezeh Hashemi Rafsanjani estava entre os milhares de manifestantes detidos durante as manifestações que explodiram após a questionada reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad para um segundo mandato em 2009.
A oposição denunciou uma fraude. As autoridades liberaram a filha do ex-presidente, mas ao fim de um processo em 2011 ela foi condenada a seis meses de prisão por "propaganda contra o regime".
Hashemi Rafsanjani, que ainda dirige o Conselho de Discernimento do regime, a principal instância de arbitragem política do país, foi criticado pelos conservadores por não ter condenado os líderes da oposição, Mir Hossein Mousavi e Mehdi Karubi, que encabeçaram os protestos contra a reeleição de Ahmadinejad.
Mousavi e Karubi estão em prisão domiciliar. Rafsanjani, derrotado por Ahmadinejad na eleição de 2005, apoiou indiretamente a Mir Hossein Mousavi em 2009. Mas desde o ano passado se distanciou dos líderes da oposição.
Um filho de Rafsanjani, Mehdi Hashemi, também objeto de um processo judicial, abandonou o Irã há três anos e vive em Londres.