Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 12:39
Washington - O comandante americano no Afeganistão, general John Allen, afirmou estar enfurecido com os ataques de soldados afegãos contra tropas ocidentais e que teme que esses ataques continuem mesmo depois que a Otan e os Estados Unidos terminarem suas operações de combate em 2014. "Para ser honesto, estou enfurecido", declarou Allen ao canal CBS."Estamos dispuestos a sacrificar muito por esta campanha, mas não estamos dispotos a sermos assassinados por ela", enfatizou o comandante, segundo trechos da entrevista. Mas destacouque "a vasta maioria dos afegãos estão conosco".
Um soldado da Isaf, a força militar da Otan no Afeganistão, morreu no leste do país em um novo suposto ataque de colegas afegãos, que também deixou vítimas nas fileiras do exército afegão.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Dessa forma, chega a 52 o número de tropas da Isaf formas em 36 ataques "internos"- da parte de policiais e soldados afegãos contra seus colegas da Otan -, o que representa 15% de todas as mortes da coalizão na guerra.
A Otan acredita que 25% dos ataques "internos" têma a ver com a infiltração de insurgentes nas fileias das forças afegãs. O resto está relacionado co mas diferenças culturais ou o com ressentimentos pessoais.