Mundo

Série de atentados no Iraque já somam 32 mortos apenas neste domingo

Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 12:41

Bagdá - Trinta e duas pessoas morreram e 104 ficaram feridas neste domingo em uma nova série de atentados registrados no Iraque. Os atentados aconteceram na capital Bagdá, Taji, Kut, Baquba e Khan Beni Saad. Esta nova onda de ataques, cujo número de vítimas foi informado por fontes médicas e da segurança, eleva para 252 o número de pessoas mortas desde 1; de setembro em meio à violência endêmica que atinge o Iraque. Pelo menos 801 pessoas ficaram feridas.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, apenas em Bagdá e sua região 25 pessoas morreram e 59 outras ficaram feridas. No centro da capital, um homem explodiu seu carrro-bomba em uma rua do bairro Karrada, segundo um oficial da polícia no local do atentado.

Leia mais notícias em Mundo


Menos de uma hora depois da explosão, as carcaças de carros atingidos continuavam a pegar fogo e as vitrines de lojas estavam em pedaços, segundo um jornalista da AFP, que relatou ter visto os restos do suicida."Estávamos trabalhando quando ouvimos uma forte explosão. O ar mudou e tudo explodiu", contou Firas Daoud, um residente local. "O que eu acho das medidas de segurança? Uma porcaria", reclama."As explosões não ligam para as medidas de segurança. Estou em minha loja e eu temo pela minha vida", acrescentou Abu Ihab, um lojista.

Apenas duas horas mais tarde, um segundo carro-bomba explodiu quase no mesmo lugar. Também em Bagdá, um policial foi morto por homens armados e quando uma patrulha chegou ao local, um outro carro-bomba explodiu. Em Taji, no subúrbio, quatro atentados com carros-bombas atingiram um bairro de maioria xiita.E em al-Madain, a 25 km ao sul da capital, um ataque similar teve como alvo um carro de peregrinos iranianos, enquanto em Tarmiya, dois dispositivos explosivos improvisados atingiram uma patrulha da polícia e uma outra do exército.

[SAIBAMAIS]Campanha militar

Na província, a região de Baquba foi sacudida por três explosões com carros-bombas, matando três pessoas. E em Kut, uma cidade localizada a 160 km ao sul de Bagdá, uma bomba explodiu perto de uma delegacia. Quatro pessoas, incluindo três policiais, morreram e outros sete ficaram feridos.

Finalmente, na região de Mossul, a 350 km ao norte de Bagdá, vários atentados fizeram pelo menos 19 feridos. Durante a tarde, o general Abdul Jalil al-Assadi, chefe de polícia da província de Diwaniya anunciou a prisão de dois homens que se dirigiam para a principal cidade da província de mesmo nome em veículos cheios de explosivos. De acordo com o oficial, os suspeitos fazem parte do Estado Islâmico do Iraque (ISI), um ramo da Al-Qaeda no país.

Esta nova onda de ataques não foi reivindicada, mas, em julho, o ISI anunciou o início de uma "campanha militar" e sua intenção de libertar seus membros presos. Quinta-feira à noite, insurgentes atacaram a prisão de Tikrit, a 160 km ao norte de Bagdá, de onde cerca de 100 prisioneiros escaparam. Segundo o ministério do Interior, "47 entre eles pertencem à organização terrorista". O ministério anunciou na sexta-feira que ao menos 23 fugitivos haviam sido recapturados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação