Mundo

Negociações entre governo colombiano e Farc são atrasadas em uma semana

postado em 30/09/2012 12:42
O início da segunda etapa de negociações entre o governo do presidente Juan Manuel Santos e o comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) será atrasado em uma semana. A previsão inicial era a de uma reunião, em Oslo, na Noruega, no dia 8. Mas a data foi alterada para o dia 14, provavelmente em Havana, capital de Cuba.

A mudança foi gerada pela necessidade de adequação a procedimento definido pela Procuradoria Geral da Colômbia para suspender os mandados de prisão emitidos contra integrantes das Farc, escolhidos como delegados nas negociações. Também foi pedido mais prazo para a execução de medidas formais acertadas nas negociações.

Em agosto, Santos confirmou o início de uma aproximação entre o governo e as Farc em busca do fim do conflito armado e abriu espaço para que o mesmo ocorra com outro grupo guerrilheiro que atua na Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Os noruegueses, chilenos, venezuelanos e colombianos fazem a mediação dos acordos entre o governo Santos e o comando das Farc. Há cerca de meio século, os guerrilheiros atuam na Colômbia. Para Santos, as negociações em curso não põem em risco a segurança dos cidadãos. Segundo ele, não serão feitas concessões ao terrorismo e à criminalidade.

Pelas negociações, o governo e o comando das Farc se comprometem a cumprir sete pontos, como a reintegração dos guerrilheiros à vida civil, o desenvolvimento rural, as garantias de participação da oposição, o fim do conflito armado, o combate ao narcotráfico, a segurança aos direitos das vítimas e a realização de julgamentos dos envolvidos em assassinatos, sequestros e torturas.

Em entrevista coletiva concedida em Nova York, nos Estados Unidos, a presidenta Dilma Rousseff elogiou a iniciativa de Santos e demonstrou confiança nos resultados das negociações.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação