Mundo

Exército sírio bombardeia vários setores de Damasco e Aleppo neste domingo

Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 13:06
Aleppo - O exército sírio bombardeou vários setores de Damasco e Aleppo neste domingo, após combates noturnos com os rebeldes nesta metrópole onde os comércios de um tradicional mercado popular foram queimados, segundo os moradores e o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH ). Na província de Damasco, pelo menos sete civis foram mortos, a maioria em Irbine, alvo de intenso bombardeio, e Duma, onde uma mulher e três crianças foram mortas por tiros e bombardeios.

Soldados atacaram Harasta, com apoio aéreo, e prenderam muitos habitantes em Zabadani, indicou o OSDH, que conta com uma rede de ativistas e testemunhas. A noite foi marcada por violentos combates entre tropas do exército e rebeldes na província de Aleppo, especialmente perto do aeroporto militar de al-Nairab, onde dois helicópteros foram danificados por morteiros, de acordo com a mesma fonte.

O governo sírio negou que os helicópteros foram destruídos. "Esta é uma tentativa por parte dos meios de comunicação para levantar o moral dos terroristas que receberam golpes dolorosos do exército", escreveu a agência oficial de notícias Sana. Os confrontos foram acompanhados por intensos bombardeios com artilharia pesada realizados por forças do regime, que continuam neste domingo, acrescentou o OSDH. Pelo menos três pessoas - dois civis e um rebelde - foram mortas e várias casas foram destruídas.

Em Aleppo, devastada por mais de dois meses de violência e abalada nos últimos dias por combate em uma escala sem precedentes, muitas lojas de portas de madeira do famoso souks da cidade velha foram destruídos pelo fogo, de acordo com um correspondente da AFP e o OSDH. Classificado como patriomônio da humanidade pela Unesco, as lojas do mercado com portas de madeiras e cheias de tecidos e bordados queimaram muito rapidamente, contaram os habitantes.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Além disso, intensos bombardeios tiveram como alvo a cidade de Homs e várias localidades da região central do país neste domingo. Os confrontos durante a madrugada entre o exército e os rebeldes em torno de duas aldeias pró-regime, Al-Ghassaniyé e al-Haydariyé, deixaram vários mortos, incluindo 17 homens armados leais ao regime, de acordo com o OSDH.

As regiões de Deraa (sul), Idleb (noroeste) e Hama (centro), também foram alvo de fortes bombardeios com artilharia pesada do exército, que busca desalojar os rebeldes, segundo o OSDH. Na província de Hasakah (nordeste), o exército disparou contra várias casas, ferindo habitantes, de acordo com a mesma fonte. E na cidade costeira de Banias (noroeste) operações de incursões e prisões continuam. Em Deir Ezzor (leste), intensos combates mataram oito pessoas: quatro rebeldes e quatro soldados, enquanto dois civis foram mortos a tiros.

Na capital Damasco, os corpos de oito homens foram encontrados perto do hospital militar no distrito de Barzé. Esses homens haviam desaparecido no dia anterior durante uma operação militar neste bairro, ao norte de Damasco. E na província de Damasco, nove soldados foram mortos em um ataque rebelde contra um posto de controle militar na estrada Qatana-Arne. Em Deraa (sul), as forças de segurança realizaram incursões em Mzeirib, queimando dezenas de casas.

A violência afeta a maioria das cidades e vilas em todo o país, devastado por mais de 18 meses de revolta popular que gradualmente se militarizou contra a sangrenta repressão pelo regime. Além disso, um atentado suicida com carro-bomba sacudiu neste domingo Qamichli, uma cidade de maioria curda situada no extremo norte da Síria, deixando quatro mortos e vários feridos, informou a televisão estatal. É o primeiro atentado deste tipo nesta cidade, informou, em Beirute, o OSDH. O canal sírio não informou qual era o objetivo exato do ataque. O OSDH indica a morte neste domingo de pelo menos 67 pessoas: 19 civis, 14 rebeldes e 34 militantes, entre eles cinco oficiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação