Mundo

Centenas manifestam contra fechamento da única central nuclear de Québec

Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 17:48
Montreal - Centenas de pessoas se manifestaram neste domingo (30/9) contra o fechamento da única central elétrica nuclear em Quebec, cujas operações está paradas desde o final de julho por causa de uma falha e cuja colocação em funcionamento é estimada em 4,3 bilhões de dólares.

"O governo fez a sua parte, mas em Bécancour, desejamos ser informados, ouvidos, respeitados e apoiados", disse em um comunicado, o prefeito da cidade de Bécancour (a nordeste de Montreal), Gaetane Desilets, reiterando seu pedido de se reunir com a primeira ministra do Quebec, Pauline Marois, que prometeu fechar a usina.



Os manifestantes eram, em sua maioria, trabalhadores que se opõem ao fechamento da central.

Em um relatório confidencial publicado sábado pelo jornal Le Devoir, a geradora pública de energia Hydro-Québec também recomendou o fechamento da usina, estimando sua colocação em funcionamento em 4,3 bilhões de dólares.

Para a Hydro-Québec, continuar operando a usina implicaria um déficit anual de 215 milhões de dólares.

Inaugurada em 1983, a central Gentilly-2 teve suas operações interrompidas desde o final de julho devido a problemas. A substituição do reator foi avaliada em 2008 em 1,9 bilhão de dólares.

A maior parte da eletricidade de Québec provém de grandes represas hidroelétricas no norte da província. A Gentilly-2 responde por apenas 2% da produção total.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação