Mundo

Turquia e Egito vão se reunir em novembro para reforçar aliança

Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 19:16
Ancara - Dezenas de ministros da Turquia e do Egito se reunirão no Cairo, em novembro, com o objetivo de reforçar sua aliança, disse o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan neste domingo (30/9). "Acompanhado por 13 ministros, estarei no Cairo no começo de novembro" para o encontro de um conselho estratégico de alto nível, estabelecido entre os dois países para estimular nossos laços, disse Erdogan em coletiva de imprensa com o presidente egípcio Mohamed Mursi em Ancara.


"Estou muito confiante que o encontro trará importantes resultados," acrescentou Erdogan.

Mursi elogiou a Turquia por prestar assistência ao povo egípcio durante e depois da revolução que derrubou o presidente Hosni Mubarak em fevereiro de 2011 e disse que o Cairo não hesitaria em estabelecer uma parceria com Ancara.

O presidente egípcio, que discursou no congresso AKP no começo do dia, elogiou o partido de Erdogan como uma "fonte de inspiração" para a região.

O ministro das Finanças egípcio Mumtaz al-Said disse à agência de notícias oficial MENA que ambos os lados entraram em acordo sobre um empréstimo turco de 1 bilhão de dólares que os líderes devem assinar ainda neste domingo.

Al-Said disse que o emprétimo faz parte de um pacote de ajuda turco avaliado em um total de 2 bilhões de dólares anunciado no começo deste mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação