Mundo

Compromisso da OTAN no Afeganistão permanece intacto após ataques internos

Agência France-Presse
postado em 30/09/2012 20:50
EUA - A Casa Branca disse neste domingo (30/9) que o último ataque contra as tropas norte-americanas por parte das forças afegãs não desviará a OTAN de sua missão de treinar um exército local para poder abandonar o país em 2014.

"Não se enganem, esses ataques não diminuem de nenhuma forma o compromisso do presidente, o compromisso de nossos homens e mulheres militares, de nossos aliados para seguir em frente e completar com êxito a missão de pôr fim à guerra no Afeganistão em 2014", disse um porta-voz do presidente Barack Obama, Josh Earnest.



Um enfrentamento entre soldados da OTAN e seus aliados afegãos provocou a morte de cinco pessoas em circunstâncias obscuras.

Earnest disse que os Estados Unidos e seus aliados tomaram uma série de medidas para mitigar o risco de ataques internos, incluindo uma maior investigação de antecedentes das forças afegãs.

A Otan acredita que 25% dos ataques internos têm a ver com a infiltração de insurgentes nas fileiras das forças afegãs. O restante está relacionado com diferenças culturais ou com ressentimentos pessoais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação