Tbilisi - O líder da principal coalizão opositora georgiana, o multimilionário Bidzina Ivanichvili, proclamou nesta segunda-feira (1;/10) sua vitória nas eleições legislativas sobre o partido do presidente Mikhail Saakachvili, após a divulgação das primeiras pesquisas de boca de urna que indicam a sua vitória.
"Ganhamos! O povo georgiano ganhou", declarou Ivanichvili em um discurso transmitido pela rede opositora TV9, enquanto o partido no poder indicou que a oposição talvez não obtenha a maioria dos assentos no parlamento por causa de um sistema complexo que eleição proporcional e majoritária.
[SAIBAMAIS] "Queria agradecer ao povo georgiano", disse Ivanichvili diante de milhares de partidários que comemoravam na Praça da Liberdade, no centro da capital.
O Sonho Georgiano, de Ivanichvili, lidera com 35% dos votos na proporcional, contra 30% para o partido do presidente Saakachvili, segundo uma pesquisa de boca de urna para a televisão estatal.
Outra sondagem para as redes favoráveis ao poder Roustavi-2 e Imedi dá ao Sonho Georgiano uma vantagem maior, com 51% contra 41% para o Movimento Nacional Unificado, de Saakachvili.