Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 06:12
Hong Kong - A colisão de duas barcas de passageiros matou 36 pessoas nessa segunda-feira (1/10) na região de Hong Kong, no momento em que ocorria uma queima de fogos para comemorar a festa nacional chinesa, informaram fontes oficiais.O acidente "matou 28 pessoas no local e outras oito faleceram nos hospitais", revelaram funcionários. O boletim precedente informava 25 mortos. "Mais de 100 pessoas foram enviadas a cinco hospitais após o acidente, nove delas tinham ferimentos graves ou estavam em condições críticas". O canal de televisão RTHK informou que entre as vítimas há crianças.
[SAIBAMAIS]Segundo os bombeiros, mais de 120 passageiros e a tripulação estavam na barca que afundou, próximo à ilha de Lamma, cerca de três quilômetros da ilha de Hong Kong, deflagrando uma grande operação de resgate. As pessoas na barca que afundou assistiam a um espetáculo de queima de fogos por ocasião da festa nacional chinesa, a partir do porto de Vitória.
"A colisão entre as duas barcas de passageiros aconteceu próximo à Ilha de Lamma na madrugada", informou o comunicado dos bombeiros. Muitas pessoas caíram no mar agitado e apenas a proa do barco flutuava sobre as ondas.
Equipes de resgate em botes e helicópteros passaram a noite buscando sinais de sobreviventes, enquanto mergulhadores vasculhavam o barco naufragado. "O Fire Services Department (bombeiros) recebeu uma ligação às 20h23 e chegou ao local às 20h41. Às 3h, o FSD resgatou 123 passageiros da barca afundada".
O FSD disse que a operação de resgate foi dificultada pela escuridão e por "muitos obstáculos a bordo". "Ações de resgate vão continuar já que o FSD não pode precisar se ainda há pessoas dentro da barca ou desaparecidas". A polícia investiga as causas do acidente.