Mundo

Presidente da Colômbia será operado para retirar tumor da próstata

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 06:15
Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nessa segunda-feira (1/10) que será operado na quarta para retirar um pequeno tumor maligno da próstata, que foi localizado "muito a tempo", com probabilidade de cura de 97%. "Concordamos em realizar a cirurgia já nesta quarta-feira", em Bogotá, disse Santos em entrevista coletiva, reafirmando que trata-se de "um pequeno tumor na próstata".

Santos, 61 anos, esclareceu que a operação não será realizada com anestesia geral e que, mesmo descansando por alguns dias, seguirá exercendo "a todo momento" suas funções de presidente da República. "Estou tranquilo por ter detectado este câncer muito a tempo graças à disciplina e aos exames que faço a cada ano. Tenho 97% de probabilidade de me curar".



[SAIBAMAIS]"Meus médicos foram muito claros. Esta situação não compromete minha integridade física nem minha saúde no geral. Apenas me recomendaram que após a cirurgia evite viajar por algumas semanas".

Mas Santos confirmou que na próxima segunda-feira irá a Lima para assistir à III Cúpula da América do Sul e dos Países Árabes, regressando a Bogotá na terça. Na semana passada, Santos participou da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O tumor foi detectado em um exame de rotina na Colômbia e o diagnóstico, confirmado em exames realizados no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, durante a presença de Santos na cidade para a Assembleia Geral da ONU.

O médico pessoal de Santos, Felipe Gómez, informou que a cirurgia irá "retirar completamente a glândula prostática", e destacou que "é um tumor localizado, que não exigirá tratamentos adicionais, a princípio, de quimioterapia ou radioterapia".

"A oportunidade de tratamento é enorme. A doença foi diagnosticada muito cedo e se as coisas correrem como devem, ele estará recuperado em muito breve". Santos aproveitou o anúncio para pedir aos colombianos que façam exames de próstata, especialmente se há antecedentes deste tipo na família.

O presidente explicou que seu irmão Luis Fernando fez a mesma operação há 14 anos e hoje segue em perfeito estado de saúde. "Um a cada seis homens com mais de 50 anos tem probabilidade de ser diagnosticado com câncer de próstata". Santos destacou que informará "permanentemente" ao país sobre a operação e seu processo de recuperação.

O presidente colombiano é o quinto líder regional a ter um câncer diagnosticado, após Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez e o paraguaio Fernando Lugo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação