Mundo

Presidente da Colômbia confirma câncer de próstata e será operado

postado em 02/10/2012 10:38
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de 61 anos, confirmou que está com câncer na próstata. Santos fez na segunda-feira (1;/10) à noite uma declaração à população, informando que vai ser operado na próxima quarta-feira (3/10) para a retirada do tumor, classificado por ele como ;pequeno e não agressivo;. A cirurgia será feita em Bogotá, capital colombiana, na Fundação de Santa Fé de Bogotá.

;Desde que eu completei 50 anos, ou seja, há 11 anos, pois eu tenho 61, faço todos os exames de rotina que os médicos recomendam. O último mostrou um aumento anormal no que é chamado PSA. Como há na minha história familiar casos de câncer de próstata, o médico recomendou uma biópsia, que teve resultado positivo;, disse Santos.

O presidente disse ter consultado uma equipe formada pelo profissional que o acompanha, por cirurgiões, dois oncologistas e um urologista. Segundo ele, a anestesia será local, portanto não ficará inconsciente, mas permanecerá internado por alguns dias. ;Eu vou ficar, é claro, com algumas limitações físicas, mas vou em todos os momentos exercer minhas funções como presidente da República;, ressaltou.

Santos aproveitou a declaração para informar, de forma detalhada, o que é câncer de próstata. Segundo ele,o câncer de próstata ;é mais comum do que as pessoas imaginam;. O presidente lembrou que quando descoberto no começo, como foi seu caso, a chance é 97% de cura. Ele disse que situação semelhante ocorreu com seu irmão, Luis Fernando, há 14 anos, que está bem de saúde atualmente.

;Com a ajuda de Deus, a solidariedade de minha mulher e dos filhos, assim como os bons desejos e orações de meus compatriotas, com sucesso vou superar essa situação que, estou certo, que não será nada mais que outro de tantos desafios a enfrentar na vida", disse o presidente. A declaração pode ser acessada no site da Presidência da República da Colômbia.

Na América Latina, vários presidentes já se submeteram a tratamentos de combate ao câncer. A presidenta Dilma Rousseff venceu um linfoma, assim como o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, concluiu neste ano o tratamento de combate a um tumor na região pélvica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de sessões de quimioterapia para tratar um câncer de laringe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação