Mundo

Ocidente realiza uma "guerra econômica" contra o Irã

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 12:35

Teerã - Os países ocidentais realizam uma "guerra econômica" em escala mundial contra o Irã para fazê-lo se dobrar, declarou nesta terça-feira (2/10) o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, durante uma coletiva de imprensa em Teerã transmistida pela televisão estatal.

"O inimigo impõe sanções (...) contra as vendas de petróleo. Uma grande parte das divisas são provenientes do petróleo. E, pior, sanções contra movimentações bancárias para que, caso vendamos petróleo, não consigamos repatriar o dinheiro. É uma guerra oculta e pesada em escala planetária", declarou.


Nossos amigos do Banco Central tentam encontrar meios (para evitar as sanções). É uma batalha. Eles (os ocidentais) conseguiram fazer com que diminuíssemos um pouco nossas vendas de petróleo, mas vamos compensar. É uma batalha", disse.

"O inimigo acredita que pode quebrar a resistência do povo iraniano, mas se engana", acrescentou.

O Irã não voltará atrás no programa nuclear, apesar das pressões, enfatizou.

Estas sanções mais duras foram adotadas por iniciativa dos países ocidentais frente à recusa de Teerã de frear se controverso programa nuclear. Elas se traduzem principalmente por uma forte depreciação da moeda iraniana.

O rial iraniano continuou nesta terça-feira (2/10) se desvalorizando frente ao dólar e registrava uma queda de 2% a 6%, alcançando um nível histórico, segundo sites especializados e cambistas entrevistados pela AFP.

Um dólar valia nesta terça-feira 35.500 riales, segundo sites especializados, enquanto os cambitas falavam de 37.000 riales contra 34.700 na véspera.

Em um ano, desde as sanções petroleiras e bancárias contra Teerã, o rial perdeu mais de 80% de seu valor.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação