Mundo

Ataque contra residência de estudantes na Nigéria deixa ao menos 26 mortos

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 12:36

Lagos - Ao menos 26 pessoas foram mortas em um ataque nesta terça-feira (2/10) de homens armados contra uma residência estudantil perto de uma escola politécnica na cidade de Mubi, nordeste da Nigéria, segundo a polícia e um funcionário do serviço de emergência.

"Vinte e seis foram mortos" durante este tiroteio, que foi registrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira na periferia da cidade de Mubi, indicou o porta-voz da polícia, Mohammed Ibrahim.

Este número foi confirmado por um membro do serviço de emergência, que indicou que "quinze feridos foram levados para o hospital" e que o "Exército assumiu o controle da área".

"Vários homens armados não identificados entraram e dispararam contra as pessoas", havia declarado anteriormente à AFP Abdulkarim Bello, da Cruz Vermelha.

O ataque ocorreu no campus de uma escola politécnica localizada perto da cidade de Mubi, no estado de Adamawa, que tem sido alvo de ataques reivindicados pelo grupo extremista islâmico Boko Haram.

Mas os oficiais não descartam a possibilidade de que os ataques estejam vinculados às eleições estudantis, já que várias das vítimas eram candidatas nesta eleição que gerou tensão no campus.

"Nós não descartamos um eventual caso interno, mas ainda não sabemos quem é o responsável por estes assassinatos", declarou o porta-voz da polícia. "Nós demos início às investigações", acrescentou.

Na semana passada, o Exército nigeriano afirmou ter matado um dos líderes do Boko Haram e prendido 156 membros do grupo durante uma ação policial e militar em Mubi. As autoridades declararam toque de recolher durante a ação.

Mubi fica próximo da cidade de Maiduguri, no estado vizinho de Borno, considerado como o berço do Boko Haram, um grupo acusado pela organização Human Rights Watch da morte de mais de 1.400 pessoas na Nigéria desde 2010.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação