Mundo

Vencedor de legislativas georgianas pede renúncia do presidente

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 14:03
Tbilisi - O líder da coalizão opositora, vencedor das eleições legislativas na Geórgia, o multimilionário Bidzina Ivanichvili, pediu nesta terça-feira (2/10) que o presidente Mikhail Saakachvili renuncie.

"A única boa decisão para Saakachvili seria renunciar agora", declarou Ivanichvili, provável futuro primeiro-ministro, em uma entrevista coletiva em Tblisi. Ele também advertiu que os altos funcionários que cometeram crimes sob o atual governo serão julgados. "Não haverá perseguição a antigas autoridades do Estado, exceto àquelas que cometeram crimes. Estas devem responder por seus atos", acrescentou Ivanichvili.

[SAIBAMAIS]Ao abordar suas prioridades em matéria de política externa, Ivanichvili afirmou que a Geórgia tentará melhorar suas relações -agora em péssimo estado- com a vizinha Rússia e se juntar à Otan, ambição mal vista por Moscou. "Devemos normalizar nossas relações com a Rússia. Nossa estratégia para nos tornarmos um membro da Otan segue sem mudanças", declarou Ivanichvili.



As relações diplomáticas entre Geórgia e Rússia estão suspensas desde a curta guerra do verão de 2008 pelo controle da Ossétia do Sul, região georgiana separatista onde a Rússia mantém suas tropas desde o conflito. A melhora dos laços entre ambos os países é impossível com Saakachvili, mal visto em Moscou e a quem Vladimir Putin ameaçou em um determinado momento "pendurar pelas bolas". Ivanichvili espera manter boas relações com os Estados Unidos, aliado de Tblisi. "Se me perguntarem, Estados Unidos ou Rússia, respondo que precisamos de boas relações com todo mundo", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação