Mundo

Líbia anuncia a aprovação da visita de equipe do FBI a Benghazi

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 15:11

Trípoli - As autoridades líbias anunciaram nesta terça-feira (2/10) a aprovação da visita de agentes do FBI a Benghazi (leste), após o ataque ao consulado americano desta cidade, acrescentando que as modalidades de cooperação ainda devem ser especificadas.

"Estamos preparando a visita a Benghazi da equipe do FBI, que se reunirá com nossa equipe, iniciará investigações conjuntas (...) e visitará o local dos fatos", declarou Mohamed Abdel Aziz, vice-ministro líbio das Relações Exteriores.

As autoridades líbias e americanas estão preparando os detalhes da investigação conjunta sobre o ataque ao consulado americano de 11 de setembro, no qual morreram quatro americanos, entre eles o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Chris Stevens.

"A equipe do FBI está atualmente em Trípoli", declarou Abel Aziz, depois de um encontro com a subsecretária de Estado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Elisabeth Jones, que realizou uma visita rápida à capital líbia.

[SAIBAMAIS] "Esperamos chegar em dois dias a um acordo sobre a maneira como a equipe americana trabalhará com a equipe líbia", declarou Abdel Aziz.

"A Procuradoria geral, o Ministério da Justiça, o Congresso Geral nacional (Assembleia legislativa), estamos todos (...) dispostos a cooperar", afirmou. "Os Estados Unidos têm direito de se envolver, trocar informações e investigar o que aconteceu em Benghazi", acrescentou Aziz.

O governo de Barack Obama deu várias versões sobre as circunstâncias e os suspeitos de serem os autores do ataque ao consulado, gerando críticas de seu rival republicano há algumas semanas das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação