Mundo

Presidente colombiano ficará internado por três dias após cirurgia

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 15:23

Juan Manuel Santos fará cirurgia nesta quarta-feira para retirar tumor maligno na próstata

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ficará hospitalizado por dois ou três dias depois de ser submetido a uma cirurgia na quarta-feira (3/10) para a retirada de um tumor maligno na próstata, informou nesta terça-feira (2/10) seu urologista Felipe Gómez.

Em declarações à imprensa, Gómez disse que o mandatário será internado na mesma quarta-feira (3/10) na clínica Santa Fe, em Bogotá, e que a cirurgia começará por volta das 07h00 locais (09h00 de Brasília).

"Ao meio-dia daremos informações adicionais e esperamos que em dois ou três dias possa estar novamente em casa", acrescentou o médico.

Santos, de 61 anos, anunciou na noite de segunda-feira que exames haviam indicado um câncer de próstata em fase inicial, mas com um bom prognóstico de cura, e que para enfrentar a doença seria submetido a uma cirurgia.

[SAIBAMAIS] O presidente colombiano decidiu viajar na mesma noite de segunda-feira a Lima para participar da III Cúpula de América Latina e Países Árabes, com retorno previsto para Bogotá na tarde desta terça-feira.

Segundo Gómez, o presidente foi seu paciente durante os últimos dez anos e, devido a "antecedentes na família, fazia exames periódicos de rotina" da próstata.

No mais recente desses exames, ele teve detectado um tumor maligno com "um risco baixo de agressividade", diagnóstico confirmado na semana passada na clínica Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York, onde fez exames aproveitando sua viagem para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Santos indicou que não deve delegar suas funções de governo durante o período de internação e de recuperação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação