Washington - A Casa Branca felicitou a Geórgia nesta terça-feira (2/10) por suas eleições parlamentares, classificando o processo político de "outro marco no desenvolvimento democrático da Geórgia".
O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, emitiu o comunicado depois de o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, ter reconhecido a derrota de seu partido pela coalizão opositora Sonho Georgiano, liderada pelo multimilionário Bidzina Ivanishvili, nas eleições de segunda-feira.
A derrota do Movimento Nacional Unificado põe fim ao domínio do partido de Saakachvili, que chegou ao poder em 2003 depois da "Revolução da Rosa", que derrubou o ex-presidente Eduard Chevardnadze, ex-chefe da diplomacia soviética.
[SAIBAMAIS] Saakachvili reconheceu nesta terça-feira sua derrota e disse que "isso significa que a maioria parlamentar deve formar um novo governo".
"Eu, como presidente, conforme a Constituição, facilitarei o processo para que o novo governo comece a trabalhar", acrescentou.
No entanto, o líder da coalizão opositora pediu a renúncia do presidente. "A única boa decisão para Saakachvili agora seria renunciar", declarou Ivanichvili, provável futuro primeiro-ministro, em uma entrevista coletiva à imprensa em Tblisi.