Mundo

Para a Casa Branca, iranianos culpam seus líderes por privações

Agência France-Presse
postado em 02/10/2012 19:12
Las Vegas - A Casa Branca informou esta terça-feira que o povo iraniano culpa seus líderes pelas crescentes privações derivadas de sanções bancárias e petrolíferas impostas pelos Estados Unidos e a comunidade internacional diante da manutenção do controverso programa nuclear do Irã.

Nos últimos tempos se viu um retrocesso da moeda iraniana, o rial, que agora perdeu mais de 80% do seu valor comparado com um ano atrás - uma depreciação e 17% apenas na segunda-feira.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, assegurou que a rápida deterioração da economia do Irã, que levou à alta generalizada do preço dos alimentos, era um sinal de que o governo de Teerã está sob "enorme pressão".

"Não há dúvidas, como vimos nas últimas 36 horas (...) que as sanções contra o regime que foram adotadas (...) têm um impacto negativo significativo na economia do Irã como se pretendia", destacou Carney.

O porta-voz ressaltou que "o presidente (Barack Obama) e nossos aliados acreditam que as sanções ao regime são a medida correta".

As sanções reforçadas contra o Irã foram adotadas por iniciativa das potências ocidentais diante da recusa de Teerã de ceder em seu programa nuclear. Para o Ocidente, a República Islâmica pretende desenvolver uma bomba atômica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação