Mundo

Armas sírias deixam três pessoas mortas e outras nove feridas na Turquia

Agência France-Presse
postado em 03/10/2012 13:51
Ancara - Obuses disparados nesta quarta-feira (3/10) a partir do lado sírio da fronteira mataram três pessoas e feriram outras nove na localidade de Akçakale, situada no sudeste da Turquia, indicou o prefeito deste vilarejo. "Entre os três mortos, estão uma mulher e uma criança de seis anos. Também há nove feridos", afirmou Abdülhakim Ayhan ao canal de televisão CNN-Türk. Ele explicou que os obuses caíram em uma casa, provocando este elevado número de mortos.

"Existe muito ódio em nossa localidade em relação à Síria", explicou o prefeito, ressaltando que o vilarejo foi atingido nos últimos dias por disparos de artilharia e obuses lançados em combates esporádicos entre o Exército leal ao presidente Bashar al-Assad e rebeldes ao redor do posto fronteiriço sírio de Tall al-Abyad.

[SAIBAMAIS]Uma testemunha havia relatado várias mortes no incidente, o primeiro do tipo desde o início da revolta popular na Síria, que se transformou em guerra civil, em março de 2011. "Uma mulher foi morta por uma explosão diante de meus olhos. Há também outros mortos e feridos, incluindo crianças", disse um morador da aldeia turca de Akçakale.



O posto de Tall al-Abyad é controlado pelos rebeldes do Exército Sírio Livre (ESL) há dez dias, depois de intensos combates que deixaram cinco feridos do lado turco da fronteira. As escolas da região estão fechadas desde então por questões de segurança. Desde julho, os rebeldes sírios tomaram o controle das passagens de Bab al-Hawa, Al-Salama e Jarabulus, situadas na fronteira com a Turquia, ao longo de 900 km. Eles também controlam passagens com o Iraque na fronteira oriental da Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação