Agência France-Presse
postado em 03/10/2012 18:53
Londres - O grupo de simpatizantes que pagou a fiança para que Julian Assange conseguisse sua liberdade condicional saberá "em poucos dias" se perderá seu dinheiro, depois que o fundador do WikiLeaks recebeu asilo na embaixada do Equador em Londres, anunciou nesta quarta-feira (3/10) a justiça.[SAIBAMAIS]O australiano violou os termos de sua liberdade condicional quando se refugiou em 19 de junho na embaixada do Equador em Londres para pedir asilo e evitar assim a sua iminente extradição para a Suécia, que exige a sua presença para interrogá-lo por quatro supostos crimes de agressão sexual. Em dezembro de 2010, depois de nove dias de prisão, a justiça britânica o libertou em troca de uma fiança de um depósito de garantia.
Um total de nove pessoas, entre elas o prêmio Nobel de Medicina John Sulston e Vaughan Smith, um amigo de Assange que o abrigou em sua casa no campo durante mais de um ano, pagaram o depósito de garantia de 140.000 libras (226.000 dólares, 175.000 euros), uma quantia que poderia ser embargada pela justiça em caso de violação da liberdade condicional.
Eles entraram com uma ação judicial para não perder este dinheiro. Depois de uma audiência de meia hora nesta quarta-feira na Corte de Magistrados de Westminster, o juiz Howard Riddle anunciou que emitirá seu veredicto "em poucos dias".
"Não me arrependo de ter pagado", declarou Smith à imprensa. "Acredito que era de interesse público. O debate no centro de tudo isso e de o que é WikiLeaks é de uma grande importância pública" e está "relacionado com a natureza do segredo e abuso de poder", acrescentou. "Espero que não nos castiguem por fazer o correto", ainda comentou.
Assange, de 41 anos, diz temer que sua extradição à Suécia sirva como pretexto para que seja entregue aos Estados Unidos para ser julgado pela divulgação no WikiLeaks de 250.000 telegramas diplomáticos norte-americanos e milhares de documentos secretos sobre as guerras de Iraque e do Afeganistão. Vaughan informou que tinha visitado recentemente Assange e que o encontrou "extremamente bem". "Estava claramente preocupado de que pudéssemos perder nosso dinheiro (...) e com um pouco de sorte não perderemos", disse.
Outros famosos como o diretor de cinema Ken Loach e a ex-namorada do ator Hugh Grant, Jemima Khan, perderam a fiança de 200.000 libras (322.000 dólares, 250.000 euros) que pagaram pela liberdade condicional de Assange, que espera o Equador e o Reino Unido encontrarem uma solução para seu caso.