postado em 03/10/2012 21:06
O Exército turco prosseguia na noite desta quarta-feira disparando com sua artilharia contra posições na Síria, após a morte de cinco civis em um povoado na Turquia por disparos provenientes do território sírio, destacou a agência Anatólia.
Baterias da artilharia turca baseadas em Akcakale, na zona da fronteira, provocavam fortes explosões no lado sírio, informou a Anatólia.
Segundo o canal NTV, parte da população de Akcakale foi evacuada por precaução.
A Turquia já havia bombardeado nesta quarta-feira objetivos sírios após disparos de artilharia da Síria que mataram cinco civis na região da fronteira comum, em um incidente que a ONU e os aliados de Ancara atribuem ao regime em Damasco.
Esta escalada entre os dois vizinhos teve início na tarde de quarta-feira, quando vários disparos de artilharia atingiram Akcakale, diante do posto de fronteira sírio de Tall al Abyad, recente palco de combates entre tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e rebeldes do Exército Sírio Livre.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, admitiu que o Exército bombardeou a Síria como represália pelo ataque a seu território.
Erdogan pedirá ao Parlamento turco que autorize operações militares do lado sírio na fronteira comum, segundo os meios de comunicação em Ancara.
A Constituição turca prevê que qualquer operação militar no exterior deve ser autorizada pelo Parlamento.