Mundo

Resposta turca à Síria é 'apropriada' e 'proporcional', considera EUA

Agência France-Presse
postado em 04/10/2012 17:29

Washington - Os Estados Unidos consideraram nesta quinta-feira (4/10) "apropriada" e "proporcional" a resposta turca aos disparos sírios de artilharia em direção ao seu território, pedindo ao mesmo tempo que se evite uma escalada de violência entre ambos os países.

"Do nosso ponto de vista, a resposta da Turquia tem sido apropriada", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, ressaltando que Ancara havia alertado em várias oportunidades que responderia a qualquer violação de seu território.

"O objetivo foi também dissuasivo, para que este tipo de coisas não se repitam mais, e foi (uma resposta) proporcional", acrescentou.

Vários obuses caíram na quarta-feira no povoado turco de Akçakale (sudeste), situado nas imediações do posto fronteiriço sírio de Tall al-Abyad, onde foram travados combates entre as tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e os rebeldes do Exército Sírio Livre (ESL).

Os disparos de artilharia deixaram cinco mortos e 11 feridos.

[SAIBAMAIS] A Turquia respondeu com disparos de artilharia contra posições do Exército sírio na quarta-feira à noite e nesta quinta de manhã. Mais tarde o Parlamento votou uma resolução que autoriza formalmente o governo a efetuar operações militares na Síria em nome da "segurança nacional".

"Nós esperamos que isto não cause um conflito maior", declarou a jornalistas George Little, porta-voz do Pentágono.

"Estamos indignados com os atos cometidos pelo regime sírio ao longo da fronteira com a Turquia. Nós nos colocamos ao lado de nossos aliados turcos", disse Little, salientando que "respeita o direito à autodefesa exercido pela Turquia".

"O objetivo de enviar uma mensagem forte foi o de evitar a repetição de uma agressão como essa no futuro", reiterou Nuland, acrescentando que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia prometido apoiar a Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação