Mundo

Exército sírio indica avanço na província de Damasco, combates em Aleppo

Agência France-Presse
postado em 07/10/2012 09:58
BEIRUTE - O Exército sírio anunciou neste domingo (7) a tomada duas localidades próximas a Damasco, enquanto combates de extrema violência são travados entre as forças do regime e os rebeldes pelo controle de dois bairros do leste de Aleppo.

Seis civis e dois rebeldes morreram na província central de Homs atingidos pelos bombardeios aos bairros rebeldes da cidade de mesmo nome e à cidade de Qousair, em poder dos insurgentes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Há registros de mortos e feridos em diversos bairros de Homs, onde o Exército reforçou a sua presença.

A rede de televisão oficial anunciou que os soldados do regime "limparam" as cidades de El-Hamé e Qoudsaya, situadas cerca de dez quilômetros a noroeste de Damasco.

O OSDH confirmou a tomada de El-Hamé e indicou que os corpos de dez pessoas executadas a tiros, entre elas um rebelde, foram encontrados.

No norte, os combates eram travados entre rebeldes e o Exército em diferentes bairros de Aleppo, onde algumas áreas da cidade foram alvos de disparos de artilharia, indicou o OSDH.

"Intensos combates entre as forças do regime e rebeldes são registrados nos bairros de Sakhour, Hanano e Midan (no leste de Aleppo), enquanto Kallasa (centro) foi atingido por disparos de artilharia", indicou o OSDH em um comunicado.

Moradores afirmam que terríveis enfrentamentos ocorreram em Bab al-Hadid e em Shar. "São os piores combates que já vimos desde o começo da batalha de Aleppo", afirmou à AFP um morador de Bab al-Hadid, de 20 anos, que se negou a dar seu nome.

Segundo uma fonte militar em Aleppo, as forças regulares responderam durante a madrugada a "um forte ataque" dos rebeldes contra a base de Hanano, alvo de uma feroz batalha há três semanas.

De acordo com o jornal Al-Watan, ligado ao poder, "o Exército mantém suas operações, avançando para Bab Antakiah, que dá acesso ao mercado da cidade velha, controlando a área estratégica de Sakhour, depois de ter limpado os bairros de Arkoub e de Souleimane al-Halabi".

Durante a noite, rebeldes tentaram entrar na cidade velha, perdendo oito combatentes, indicou um correspondente da AFP em Aleppo, citando uma fonte militar.

Aleppo é assolada desde 20 de julho por intensos combates, depois de ter sido poupada durante muito tempo da violência que em 18 meses deixou mais de 31.000 mortos na Síria, de acordo com o OSDH, uma organização não-governamental opositora com sede em Londres que conta com uma ampla rede de militantes no país.

Em outros episódios de violência, cidades da província de Idleb (noroeste) eram bombardeadas pela aviação no dia seguinte a combates nos quais os rebeldes tomaram o controle de uma aldeia na fronteira com a Turquia, matando 40 soldados, ainda segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação