Agência France-Presse
postado em 09/10/2012 13:56
México - O corpo identificado como o de Heriberto Lazcano Lazcano, líder do poderoso cartel de Los Zetas, foi roubado na segunda-feira (8/10), junto com o de outra pessoa, por um comando armado de uma funerária em Coahuila, no norte do México, informou nesta terça-feira Homero Ramos, procurador deste estado.Na funerária do povoado de Sabinas "homens armados com os rostos cobertos apareceram, e depois de renderem os funcionários, pegaram os corpos e os colocaram no carro funerário, obrigando o proprietário (da funerária) a dirigir o carro", disse Ramos em uma coletiva de imprensa. Na segunda-feira, a secretaria da Marinha Armada do México informou sobre a provável morte de Lazcano após um confronto com oficiais em Coahuila, na fronteira com os Estados Unidos.
"Depois de realizados os primeiros exames forenses, foram obtidos indícios que apontam que um dos corpos (dos dois supostos criminosos abatidos) é de Heriberto Lazcano Lazcano, conhecido como ;El Lazca;, principal líder da organização criminosa ;Los Zetas;", indicou a Marinha em um comunicado. Lazcano fazia parte da lista de narcotraficantes mais procurados do México, por quem o governo oferecia 2,6 milhões de dólares, enquanto os Estados Unidos ofereciam cinco milhões de dólares de recompensa.
Na nota, a secretaria afirmou que "durante um ataque com granadas e armas de fogo contra os funcionários navais, foram abatidos dois supostos criminosos", no domingo no município de Progreso (de 3,5 mil habitantes), no estado de Coahuila. Os funcionários navais estavam patrulhando a zona em veículos oficiais quando "foram atacados com granadas a partir de um veículo em movimento, razão pela qual começaram a responder à agressão", informou o comunicado.
[SAIBAMAIS]Segundo a procuradoria federal, Los Zetas se dividiram quando Lazcano deixou parte do poder para Miguel Ángel Treviño Morales, apelidado de "Z-40", conhecido por seu hábito de assassinar suas vítimas com um alto grau de crueldade, que terminou criando sua própria ramificação.
No fim de setembro, a Marinha Armada do México prendeu Iván Velázquez Caballero (conhecido como Z-50 ou El Talibán), no estado de San Luis Potosí (norte), e no sábado foi detido Salvador Alfonso Martínez Escobedo, apelidado de "Comandante Ardilla", em Nuevo Laredo, uma cidade de Tamaulipas fronteiriça com os Estados Unidos, junto a cinco de seus pistoleiros.