Mundo

Abu Hamza se declara inocente das acusações de terrorismo nos EUA

Agência France-Presse
postado em 09/10/2012 16:17

Abu Hamza declara-se inocente de 11 acusações

Nova York - O islamita Abu Hamza declarou ser inocente das 11 acusações contra ele nos Estados Unidos, onde foi indiciado por apoiar atividades terroristas.

Extraditado do Reino Unido na noite de sexta-feira (5/9), após uma longa batalha judicial que durou vários anos, Abu Hamza compareceu diante de um tribunal de Nova York com um uniforme azul de presidiário, privado mais uma vez das próteses que normalmente apresenta nas extremidades de ambos os braços.

A data de seu julgamento foi marcada para 26 de agosto de 2013.

Hamza "atravessa um momento difícil", declarou seu advogado, Jeremy Schneider, que ressaltou que está trabalhando para encontrar uma solução para o seu cliente, de 54 anos, que tem seus dois antebraços amputados, para recuperar as próteses retiradas pelas autoridades.

[SAIBAMAIS] No sábado (6/9), durante uma audiência anterior, a defensora pública designada para defender Hamsa exigiu a restituição das próteses ao islamita.

Nascido no Egito e naturalizado britânico, Abu Hamza é acusado de ter colaborado no sequestro de 16 turistas no Iêmen em 1998, incluindo dois americanos. Quatro reféns foram mortos durante uma operação militar para libertá-los.

Ele também é suspeito de ter contribuído para a criação de um campo de treinamento nos Estados Unidos em 2000-2001 e de ajudar candidatos a "jihadistas" dispostos a ir ao Oriente Médio para aprender a realizar ataques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação