Agência France-Presse
postado em 10/10/2012 06:11
Havana - Delegados de Cuba e Noruega - países fiadores das negociações de paz entre as Farc e a Colômbia - acompanharam os 12 membros da equipe de negociação da guerrilha que viajaram da selva colombiana a Havana antes do início do diálogo, dia 15, em Oslo, informou o porta-voz da guerrilha essa terça-feira (9/10)."Foram como acompanhantes desta missão delegados de Cuba e Noruega como fiadores e delegados do governo nacional da Colômbia", disse o porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Hermes Aguilar, por e-mail.
[SAIBAMAIS]Aguilar destacou que a saída dos guerrilheiros da Colômbia se fez "conforme protocolos bilateralmente acordados" e foram efetuadas "três operações de extração das selvas".
"Os pontos base para estas operações foram os aeroportos das capitais de Pasto, departamento (estado) de Nariño (suroeste); Neiva, departamento de Huila (centro) e o aeroporto internacional de Rionegro, no departamento Antioquia" (noroeste).
Delas participaram "três helicópteros e 2 aviões com alcance no aeroporto de Havana", acrescentou. Das três operações, "duas foram conjuntas e uma independente", informou.
Está previsto que os diálogos de paz comecem em 15 de outubro, em Oslo, e que dois dias depois os delegados das Farc deem uma entrevista coletiva.
As negociações serão transferidas posteriormente para Havana. Fundadas em 1964, as Farc atualmente têm 9.200 efetivos e são a guerrilha mais antiga da América Latina.