Mundo

ONU aponta queda no número de famintos no mundo e destaca a América Latina

postado em 10/10/2012 08:49
Somalis fazem fila para receber alimentos doados pelas Nações Unidas: África Subsaariana se mantém como um dos pontos críticos da luta contra a desnutrição
Embora tenha coincidido com o período da crise econômica mundial ; que, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), deve durar até 2018 ;, o combate à fome global obteve resultados positivos nos últimos anos. O relatório da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO, organismo da ONU) sobre segurança alimentar, publicado ontem, mostra que o número de pessoas que passam fome ao redor do planeta diminuiu de 925 milhões, em 2010, para 868 milhões neste ano. Ainda assim, uma entre oito pessoas no mundo sofre de desnutrição crônica. As regiões com maior taxa são o Sudeste Asiático, o Leste da Ásia e a África Subsaariana (veja infográfico).

O norte da África também é considerado uma área preocupante pelo diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva. ;Principalmente devido aos confrontos na região, vimos um aumento no número de pessoas passando fome. Isso destaca o vínculo entre insegurança alimentar, fome e conflitos;, analisou Graziano, em entrevista coletiva na sede do órgão, em Roma. Do total de desnutridos, 852 milhões vivem em países em desenvolvimento.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação