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Endeavour é transportado para museu de Los Angeles

Agência France-Presse
postado em 12/10/2012 17:31
Los Angeles - O ônibus espacial americano Endeavour iniciou sua viagem final, nesta sexta-feira, a uma velocidade totalmente incomum para seus padrões, 3,2 km/h, em um percurso meticulosamente planejado pelas ruas de Los Angeles.

Quatrocentas árvores tiveram que ser cortadas, provocando o protesto de alguns vizinhos, e várias linhas de transmissão precisaram ser desligadas para abrir passarem ao veículo de 78 toneladas em seu desfile de 19 km e dois dias de duração até o museu estadual California Science Center.

A espaçonave, que percorreu mais de 185 milhões de quilômetros em duas décadas, aterrissou no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) há três semanas, acoplado a um Boeing 747 especialmente preparado.

Desde então, permaneceu no hangar do aeroporto. Mas deixou o local na noite de quinta-feira para seu percurso final, ainda correndo o risco de provocar caos no trânsito antes de chegar ao destino, neste sábado. Para a viagem, o ônibus espacial foi montado em um suporte de alta tecnologia especialmente projetado.

"Tudo está correndo conforme o planejado, exatamente como esperávamos. Temos ainda um grande caminho pela frente, mas este é um movimento extremamente complexo, no qual trabalham muitas pessoas", disse o chefe do California Science Center, Jeffrey Rudolph. Depois do encerramento do programa de ônibus espaciais da Nasa, no ano passado, várias cidades americanas disputaram hospedar alguma das espaçonaves.

O Enterprise, protótipo que nunca voou ao espaço, está em exibição permanente na pista de pouso do porta-aviões "Intrepid", do Museo Aeroespacial de Nova York.

O Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste), abrigará o Atlantis, enquanto o Discovery foi levado ao Centro Steven F. Udvar-Hazy, um anexo do Museu Nacional do Ar e do Espaço em Virgínia, perto da capital federal.

Durante os 30 anos de serviço, dois dos cinco ônibus espaciais ativos da frota foram destruídos em tragédias: o Challenger em 1986, pouco após o lançamento, e o Columbia em 2003, durante a reentrada na atmosfera.

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