Agência France-Presse
postado em 15/10/2012 13:11
Londres - Malala Yousufzai, a adolescente paquistanesa atacada pelos talibãs por sua luta pela educação das mulheres, chegou na tarde desta segunda-feira (15/10) à cidade britânica de Birmingham para receber assistência médica em um hospital especializado em tratar ferimentos de guerra."Chegaram por volta das 15h50" locais (11h50 de Brasília), informou a porta-voz do aeroporto de Birmingham (centro da Inglaterra), aonde a jovem chegou em um voo de um avião-ambulância, organizado por seu país junto com os Emirados Árabes Unidos.
A adolescente, de 14 anos, foi transferida depois para o hospital público local Queen Elizabeth, que tem uma unidade especializada no tratamento de soldados britânicos gravemente feridos no Afeganistão. A partida de Malala foi anunciada após a decolagem do avião do Paquistão como medida preventiva porque "insurgentes ameaçaram voltar a atacá-la", havia indicado anteriormente o ministro paquistanês do Interior, Rehman Malik.
[SAIBAMAIS]Perguntada sobre se a adolescente estaria submetida à vigilância no hospital de Birmingham, uma porta-voz do primeiro-ministro David Cameron limitou-se a responder que "é claro que sua segurança foi levada em conta". Malala Yousufzai, conhecida por sua luta a favor do reconhecimento das atrocidades cometidas pelos talibãs, sobreviveu quase milagrosamente na última terça-feira a uma tentativa de assassinato na saída de sua escola em Mingora, no noroeste do Paquistão.
A jovem foi baleada na cabeça e no ombro durante o ataque realizado em plena luz do dia por combatentes do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TPP), aliado da Al-Qaeda. No domingo, o Exército paquistanês apontou "progressos regulares e satisfatórios" da jovem paciente, que ainda estava internada em um hospital militar de Rawalpindi, perto de Islamabad. Mas acrescentou que precisava de "cuidados prolongados para se recuperar completamente física e psicologicamente".
O ataque provocou muitas condenações no mundo. Malala é conhecida no exterior por seu blog, hospedado no site da BBC, no qual denunciou os atos de violência cometidos pelos talibãs no vale de Swat, onde tomaram brevemente o poder de 2007 a 2009. No ano passado, a adolescente recebeu o primeiro Prêmio Nacional da Paz criado pelo governo paquistanês e foi indicada ao prêmio internacional de Crianças para a Paz da fundação Kids Rights.