Mundo

Confrontos entre polícia e manifestantes deixam quatro feridos no Kuwait

Agência France-Presse
postado em 15/10/2012 20:21
Cidade do Kuwait - Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e outras seis foram detidas nesta segunda-feira (15/10) em confrontos entre a polícia e manifestantes da oposição que denunciavam as tentativas do governo de modificar a lei eleitoral.

A polícia utilizou cassetetes para impedir que os manifestantes se juntassem a um ato que reunia cerca de cinco mil pessoas na capital. As autoridades kuwaitianas autorizam atos públicos, mas proíbem as manifestações. Este é o primeiro confronto entre policiais e manifestantes em um ano. Durante a manifestação, o ex-deputado e líder da oposição, Mussallam al-Barrak, alertou para as reações à violência da polícia.

[SAIBAMAIS]"Não tememos nem seus novos cassetetes nem as prisões que vocês construíram... A violência só gera contra-violência", afirmou. O ex-deputado quebrou um tabu ao se dirigir diretamente ao chefe de Estado: "O povo kuwaitiano não permitirá que o país seja governado de forma autocrática", lançou.



A oposição denuncia um suposto plano de emenda à lei eleitoral com o objetivo de modificar o resultado das eleições previstas para daqui a dois meses e que ela ameaça boicotar. A dinastia reinante dos Al-Sabah está no poder há mais de 250 anos. O emir chefe de Estado, príncipe herdeiro, o primeiro-ministro e os titulares das principais pastas do gabinete pertencem à família real.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação