Mundo

Processo de paz entre Colômbia e as Farc será inaugurado na quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 16/10/2012 12:24
Bogotá - O processo de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha comunista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) será instalado formalmente em Oslo, na próxima quinta-feira (18/10), informou um comunicado conjunto das partes difundido nesta terça-feira (16/10) pela presidência, em Bogotá.

"Reiteramos a realização do encontro pela paz da Colômbia para 17 de outubro, desenvolvendo uma agenda que terminará no dia 18 à tarde, horário de Oslo, com a inauguração pública e coletiva de imprensa", indicou o texto, assinado pelas delegações do governo do presidente Juan Manuel Santos e das Farc.

"As delegações do Governo Nacional e as Farc-EP informam que a partir da conclusão da fase exploratória e até a data continuaram os contatos e as reuniões de trabalho preparatórias para a instalação pública da mesa de diálogo na Noruega", afirmou o comunicado. No início estava prevista a data de 17 de outubro para o ato de instalação formal da mesa de diálogo e das coletivas de imprensa que as delegações oferecerão separadamente, segundo havia informado a Noruega, país fiador do processo de paz.

[SAIBAMAIS]Esperava-se que ambas as delegações pudessem estar em Oslo desde domingo para realizar reuniões de coordenação prévias ao ato de instalação. Mas contratempos de última hora, como condições climáticas desfavoráveis e demoras para suspender ordens de prisão a alguns dos representantes guerrilheiros, atrasaram a saída para Oslo, declarou na segunda-feira o chefe máximo das Farc, Timoleón Jiménez (Timochenko).



A delegação das Farc deve partir para a Noruega a partir de Havana nesta terça-feira, enquanto a equipe negociadora do governo colombiano viajará de Bogotá. Noruega e Cuba atuam como países fiadores deste processo, que busca colocar fim a quase meio século de conflito armado, enquanto a Venezuela e o Chile são acompanhantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação