Mundo

Síria está interessada em 'explorar' proposta de cessar-fogo com rebeldes

Agência France-Presse
postado em 16/10/2012 14:02

Damasco - O governo sírio está interessado em explorar a possibilidade de um cessar-fogo com os rebeldes, como havia proposto o enviado internacional Lakhdar Brahimi, afirmou nesta terça-feira o porta-voz do ministéio sírio das Relações Exteriores, Kihad Maqdisi.

[SAIBAMAIS] "A parte síria está interessada em explorar esta opção e esperamos voltar a conversar com o sernhor Brahimi para conhecer a posição de outros países influentes na região com os quais manteve conversações em seu atual giro", afirmou Maqdisi.

No entanto, o porta-voz destacou que o êxito de qualquer tentativa de conter a violência deverá incluir obrigatoriamente os rebeldes e os grupos que os apoiam.

"Para que qualquer iniciativa tenha êxito, são necessários os dois lados", disse Maqdisi.

"Será que eles vão pressionar os grupos armados que financiam, armam e patrocinam para que consigamos um cessar fogo?", se perguntou.

Brahimi, enviado especial da Liga Árabe e da Organização das Nações Unidas, teve reuniões nesta terça-feira no Cairo, na última etapa de uma viagem regional que o levou à Arábia Saudita (um dos principais aliados dos rebeldes sírios) e o Irã (principal aliado de Damasco).

O emissário propôs uma trégua até o final deste mês para criar condições para o início de um processo político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação