Mundo

Conflitos étnicos no centro da Nigéria deixam 30 pessoas mortas

Agência France-Presse
postado em 17/10/2012 14:00
Lagos - Um conflito entre grupos étnicos no centro da Nigéria, motivado por disputas de terras, deixou 30 pessoas mortas e várias casas incendiadas, informou nesta quarta-feira (17/10) o porta-voz do governo do estado de Benue, Cletus Akwaya.

"Podemos confirmar que pelo menos 30 pessoas morreram", disse Akwaya, acrescentando que integrantes da etnia fulani haviam atacado uma comunidade da etnia tivs no domingo e na segunda-feira. Ele afirmou que não foram efetuadas detenções após a violência na cidade central de Yogbo, localizada próximo à fronteira com o estado vizinho de Nassarawa.

[SAIBAMAIS]A violência assolou em diversas oportunidades a região de Benue, com conflitos causados principalmente por disputas pela posse da terra. Os fulani, majoritariamente muçulmanos, são em sua maioria pastores, enquanto os tivs são fazendeiros cristãos. As tentativas anteriores de pôr fim ao conflito fracassaram. A Nigéria tem 160 milhões de habitantes divididos em cerca de 250 grupos étnicos e conflitos entre comunidades são registrados com frequência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação