Moscou - A Rússia manifestou nesta quarta-feira (17/10) a sua preocupação com as novas sanções estabelecidas na segunda pela União Europeia contra o Irã, que "comprometem a retomada de negociações", em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
"Estamos muito preocupados com a adoção pela União Europeia no dia 15 em outubro de uma nova série de sanções unilaterais contra o Irã", indicou o ministério neste comunicado.
[SAIBAMAIS] "Nós repetimos: não consideramos as sanções unilaterais, introduzidas por Estados ou grupos de Estados evitando o Conselho de Segurança da ONU, como instrumentos legítimos de política internacional", acrescenta o ministério russo.
As sanções decididas pela União Europeia "comprometem a retomada de negociações com o Irã, que, a nosso ver, haviam registrado um progresso", considera a diplomacia russa, que taxou este tipo de medidas de "inaceitáveis".
"Somos obrigados novamente a constatar que os gestos desconsiderados dos países da União Europeia desferem um golpe sensível contra a unidade do grupo dos seis negociadores internacionais", indica Moscou.
"Vamos continuar a trabalhar constantemente pela organização o mais rápido possível da próxima rodada no formato 6 %2b Irã", conclui o Ministério das Relações Exteriores.