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Revista Newsweek vai se tornar totalmente digital no fim de 2012

Agência France-Presse
postado em 18/10/2012 12:45

Washington - A revista americana Newsweek anunciou nesta quinta-feira (18/10) que sua última edição impressa será lançada no dia 31 de dezembro de 2012, para, a partir de então, passar a ter apenas formato digital, um movimento que ilustra bem o difícil momento atravessado pelo setor da imprensa.

"Dizer adeus ao papel é um momento muito difícil para todos nós que adoramos sua dimensão romântica e esses momentos únicos de camaradagem, cada semana, nas horas agitadas nas quais fechamos na sexta-feira à tarde", afirmam Tina Brown, fundadora e editora da companhia Newsweek/Daily Beast, e Baba Shetty, seu diretor-geral, em um comunicado publicado no site The Daily Beast.

Esta mudança "é acompanhada de uma realidade sombria", escreveram ambos em um comunicado dirigido pouco antes aos funcionários do grupo, anunciando a redução dos postos de trabalho nos Estados Unidos e no exterior. "Nosso setor se vê cada vez mais afetado pelas dificuldades da publicidade no setor da edição (de jornais)", afirmam no comunicado intitulado "Uma página é virada para a Newsweek". A Newsweek, que durante décadas manteve uma feroz competição com sua rival Time, esteve perdendo dinheiro a um ritmo constante.

[SAIBAMAIS] "Para nós, alcançamos um momento crítico onde não podemos chegar aos nossos leitores mais do que em um formato totalmente digital da forma mais eficaz". "Este não era o caso há dois anos. Mas será cada vez mais certo nos próximos anos", continua o comunicado, lembrando que, segundo um estudo recente do instituto Pew, 39% dos americanos declaram se informar na internet e dizendo que o The Daily Beast registra 15 milhões de visitantes únicos todos os meses.

Público móvel

A revista digital, batizada como Newsweek Global, será uma edição única e mundial destinada a um público "líder em opinião altamente móvel" e que deseja saber sobre os acontecimentos mundiais em um contexto sofisticado, afirmou Brown. "Estamos fazendo uma transição na Newsweek, não dizendo adeus (...). Esta decisão não tem nada a ver com a marca ou o jornalismo, que está mais forte do que nunca. É sobre os desafios econômicos da edição impressa e sua distribuição", afirmou a editora.



A edição estará na web e também em tablets através de uma assinatura paga, com "seleção de conteúdo", disponível no site The Daily Beast. Barry Diller, diretor e chefe-executivo do conglomerado IAC (InterActiveCorp), empresa que administrava a empresa conjunta da Newsweek/Daily Beast desde sua união, em 2010, assegurou que estavam vendo novas opções, agora que as duas companhias saíram do negócio.

O jornal The Washington Post vendeu anteriormente a revista Newsweek ao multimilionário da Califórnia Sidney Harman por um dólar em 2010, pouco antes da fusão, conhecida familiarmente como "Newsbeast". Após a morte de Harman em 2011, sua família parou com as contribuições financeiras.

Lançada em 1913 por um ex-jornalista da revista Time, o semanário, como muitas outras revistas e periódicos americanos, lida há muito tempo com uma forte queda das receitas da publicidade impressa, com uma circulação em constante queda e com a migração dos leitores para sites de internet de notícias grátis.

Sua circulação caiu de mais de quatro milhões de exemplares há uma década para 1,5 milhão no ano passado, segundo números do Escritório de Auditoria da Distribuição, retomados por um estudo do Pew sobre jornalismo. Especialistas consideram que outras publicações similares podem ter o mesmo destino.

Para Rebecca Lied, do Altimeter Group, o desaparecimento da edição em papel da Newsweek "é sintomática (das dificuldades) do formato" dos semanários de informação geral e a "Time Magazine pode ser a próxima na lista".

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