Cidade do Vaticano - Várias fotos e vídeos nos quais aparece o Papa Bento XVI foram encontrados no domicílio no Vaticano do ex-mordomo do Papa, Paolo Gabriele, que se encontra preso desde maio passado, informaram neta quinta-feira (18/10) fontes da imprensa italiana.
Gabriele, condenado em 6 de outubro a um ano e meio de prisão pelo roubo de centenas de documentos confidenciais, aparentemente tirava fotos e fazia vídeos do Papa com seu celular, segundo o jornal Il Corriere della Sera.
[SAIBAMAIS] O julgamento do ex-mordomo deixou mais interrogações do que respostas sobre o chamado "Vatileaks", o escândalo de divulgação de documentos confidenciais do Vaticano que, segundo os analistas, ainda não foi concluído.
O julgamento trouxe à tona um ambiente de descontentamento e frustração dentro do círculo próximo ao Papa, e não dissipou a suspeita de alguns observadores que, por trás do caso, estava se organizando um complô contra alguns setores das hierarquias eclesiásticas.
O suposto cúmplice de Gabriele, o técnico em informática Claudio Sciarpelletti, ainda deve ser julgado e ainda estão sendo investigados delitos mais graves, como violação de segredos pontificiais e difamação.