Mundo

País Basco e Galícia vão às urnas em eleições-teste para Rajoy

Agência France-Presse
postado em 21/10/2012 09:24
BILBAO - O País Basco e Galícia realizam neste domingo eleições regionais que representam um teste para o chefe do governo, Mariano Rajoy, que enfrenta a crise econômica e um auge das tensões separatistas no país.

Cerca de 1,8 milhão de pessoas devem ir às urnas e as pesquisas indicam que os nacionalistas moderados do PNV deverão chegar em primeiro lugar, com 24 a 28 deputados, o que, no entanto, não lhes garante governar sozinho. De perto, são seguidos pelos separatistas do EH Bildu, coalizão na qual participam candidatos independentes surgidos do âmbito de Batasuna, partido ilegalizado na Espanha em 2003 por ser considerado braço político do ETA.

Leia mais notícias em Mundo

Estas são as primeiras eleições autônomas que são realizadas no País Basco sem ameaça de atentdos da organização separatista basca, responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta pela independência da região. O ETA anunciou em 20 de outubro de 2011 o cessar definitivo de sua atividade armada, apesar de não entregar armas ou se dissolver.

Na Galícia, as pesquias preveem vitória de seu Partido Popular (PP), que já governava essa comunidade autônoma com uma ajustada maioria absoluta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação