Agência France-Presse
postado em 21/10/2012 17:24
Lourdes - Operações de bombeamento e limpeza estão sendo realizadas neste domingo em Lourdes, famoso local de peregrinação católica no sudoeste da França, um dia depois das inundações que danificaram o santuário e levaram à evacuação de centenas de pessoas. As águas do rio Gave de Pau, que atravessa Lourdes, invadiram os santuários, deixando uma camada de lodo que chegava, em vários lugares, a até 10 cm de espessura.[SAIBAMAIS]Cerca de 80 bombeiros começaram as operações de bombeamento nos santuários. Os serviços municipais limpavam os detritos arrastados pelo rio. Os santuários estavam cheios de pedaços de madeira e galhos. Uma enorme viga foi arrastada pelas águas e terminou ao lado das fontes, onde os peregrinos enchem garrafas de água benta.
"Tivemos graves danos. A microcentral elétrica foi atingida por troncos arrastados pelo rio", declarou um porta-voz dos santuários, que estimou um prejuízo de milhares de euros.
Leia mais notícias em Mundo
Neste domingo, o papa Bento XVI enviou seus pensamentos a Lourdes, no fim da missa de canonização de sete novos santos. Segundo a religião católica, a Virgem apareceu a Bernadette Soubirous em frente à Cova de Masabielle em 1858.