Mundo

Guiné Bissau denuncia tentativa de golpe de Estado apoiado por Portugal

Agência France-Presse
postado em 21/10/2012 19:56
Bissau - O governo da Guiné Bissau acusou neste domingo a Portugal, a Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) e o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Junior de fomentar o ataque a um quartel militar em Bissau para "derrubar o governo".

"O governo considera Portugal, a CPLP e Carlos Gomes Junior como os promotores desta tentativa de desestabilização, cujo objetivo e estratégia" era "derrubar o governo", segundo comunicado lido pelo ministro da Comunicação, Fernando Vaz.

O texto acrescenta que o objetivo era "questionar todo o processo político atual com apenas um objetivo, promover a volta de Carlos Gomes Junior ao poder e justificar a presença de uma força internacional" de estabilização no país.

Pelo menos sete pessoas, entre elas seis agressores, foram mortas na manhã deste domingo, segundo balanço da AFP, no ataque ao quartel de uma unidade de elite do exército em Bissau. O ataque foi liderado pelo capitão Pansau N;Tchama, líder do comando que assassinou em 2009 o presidente João Bernardo Vieira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação