Mundo

Cuba realiza eleições municipais em meio a reformas de Raúl Castro

Agência France-Presse
postado em 21/10/2012 21:30
Havana - Cuba realizou, neste domingo, eleições municipais, em um processo sem surpresas nem candidatos opositores, que os simpatizantes do governo interpretam como um apoio às reformas de Raúl Castro e a oposição desestimula, promovendo o boicote. Mais de 8,5 milhões de cubanos maiores de 16 anos foram convocados a votar para eleger 14.500 vereadores, entre mais de 50.000 candidatos.

[SAIBAMAIS]"Este exercício democrático de nosso povo significa também um apoio ao que se está sendo realizado como parte dos acordos do VI Congresso" do Partido Comunista (PCC, único) em abril de 2011, que aprovou as reformas do presidente, disse a ministra da Justiça, María Esther Reus, à televisão local.

Leia mais notícias em Mundo

Já os dissidentes marcam sua oposição com a abstenção, votando em branco ou escrevendo frases contra o governo nas cédulas, já que o voto é secreto. "O grande problema das eleições em Cuba é que as pessoas não acreditam que delas vá surgir mudança alguma, transformação alguma", disse a blogueira opositora Yoani Sánchez em seu twitter. O segundo turno será realizado no domingo, 28.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação