Jerusalém - Um oficial do Exército israelense ficou gravemente ferido nesta terça-feira (23/10) de manhã após a explosão de um artefato na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, indicou o Exército, denunciando este ataque reivindicado por um grupo armado palestino.
Este incidente ocorreu pouco antes da visita a Gaza do emir do Qatar, xeque Hamad ben Khalifa al-Thani, primeiro chefe de Estado a ir ao território palestino depois que o Hamas tomou o controle da região, em junho de 2007.
[SAIBAMAIS] "Um oficial do Exército ficou gravemente ferido nesta manhã durante uma patrulha de rotina próximo à barreira de segurança na região central da Faixa de Gaza", explicou à AFP uma porta-voz militar, acrescentando que o militar havia sido levado de helicóptero a um hospital israelense.
Uma fonte militar indicou que o incidente havia sido registrado perto da passagem de Kisufim, entre Israel e o centro da Faixa de Gaza.
O braço armado da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP, esquerda radical), as Brigadas Abu Ali Mustafa, reivindicou a autoria do ataque, indicando em um comunicado que havia "ferido um oficial da brigada Givati, retirado de helicóptero".
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, ressaltou que Israel levará este ataque "muito a sério".
"O Exército israelense reagirá da maneira e no momento apropriados", disse ele.
Na segunda-feira, três palestinos morreram ataques aéreos israelenses na região norte da Faixa de Gaza.