Bruxelas - O Irã e as grandes potências entraram novamente em contato por telefone na quarta-feira (24/10) para abordar o programa nuclear iraniano, indicou nesta quinta (25/10) um porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
A secretária-geral adjunta do serviço diplomático europeu, Helga Schmid, encarregada do tema, e Ali Bagheri, secretário adjunto do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, "conversaram por telefone ontem (quarta-feira) à tarde", indicou o porta-voz.
No dia 18 de setembro, Ashton, a emissária das grandes potências para este caso, e seu colega iraniano, Said Jalili, se reuniram em Istambul.
[SAIBAMAIS] Depois de ter informado seus colegas do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha) a respeito dessas conversas, Ashton afirmou no dia 27 de setembro que o Irã deve "agir com urgência" para tranquilizar as grandes potências em relação a seu controverso programa nuclear.
Enquanto isso, a União Europeia não para de reforçar suas sanções financeiras e comerciais contra o Irã para obrigar Teerã a retomar as negociações sobre seu programa nuclear, estagnadas há três anos.