Moscou - Um foguete russo Soyuz com três astronautas a bordo, dois russos e um americano, se acoplou com sucesso nesta quinta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou o Centro Russo de Controle de Voos Espaciais (TSUP), nos arredores de Moscou.
O Soyuz TMA-06M, que transportava os russos Oleg Novitski e Evgueni Tarelkin, além do americano Kevin Ford, se acoplou às 12h29 GMT (09h29 local) à ISS, onde os três astronautas realizarão uma missão de quatro meses, informou o centro, citado pela agência de notícias oficial Itar-Tass.
Os astronautas decolaram na terça-feira (30/10) da base espacial russa de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão.
Com sua chegada à ISS, os três homens se somam ao americano Sunitha Williams, ao russo Yuri Malenchenko e ao japonês Akihiko Hohide, que chegaram à estação em julho e devem voltar à Terra em meados de novembro.
[SAIBAMAIS] A Rússia é o único país capaz de levar astronautas para a ISS depois que, em janeiro de 2011, foi aposentado o último ônibus espacial americano.
No entanto, há pouco mais de um ano, viveu uma série de fracassos no setor espacial, que levou à perda de vários satélites e outros aparelhos, especialmente uma nave de carga que devia abastecer a ISS.