Mundo

Assange parece estar em bom estado de saúde em entrevista à CNN

Agência France-Presse
postado em 27/10/2012 10:54
Londres - Julian Assange, refugiado há quatro meses na embaixada do Equador em Londres, parece estar em bom estado físico, segundo as imagens de uma entrevista à rede de televisão CNN transmitida na sexta-feira à noite, mas gravada na quarta-feira, dia em que Quito afirmou estar "muito preocupado" com a saúde do fundador do WikiLeaks.

Nas imagens, o australiano não parece ter perdido peso e responde com voz firme as perguntas feitas a ele.

Assange reiterou à CNN que viver em uma embaixada é "um pouco como viver em uma estação espacial". "Não há luz natural (...) Mas estive na cela de isolamento (em dezembro de 2010 na Grã-Bretanha) e sei como é a vida dos presos. Isto é muito melhor", acrescentou em um elegante salão da embaixada.

Leia mais notícias em Mundo

Na quarta-feira, dia em que a entrevista foi gravada, o Equador disse estar "muito preocupado" com o estado de saúde de Assange.

"Assange emagreceu muito e estamos muito preocupados com sua saúde", disse o vice-ministro equatoriano das Relações Exteriores, Marco Albuja, à rádio A Voz da Rússia.

"Se ele ficar doente, precisará escolher entre duas alternativas: tratá-lo na embaixada ou hospitalizá-lo. É uma situação muito séria e pode afetar os direitos de Assange", acrescentou na quarta-feira o diplomata durante uma visita a Moscou.

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse na sexta-feira que o caso enfrentado por seu país com a Grã-Bretanha pelo asilo político do fundador do WikiLeaks tem uma solução simples: que um procurador sueco o interrogue na embaixada equatoriana em Londres.

O Equador concedeu asilo a Assange no dia 16 de agosto. O fundador do WikiLeaks é acusado de abusos sexuais na Suécia e teme que, ao chegar a este país, seja extraditado aos Estados Unidos, onde pode ser processado por ter revelado documentos diplomáticos secretos americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação