Agência France-Presse
postado em 28/10/2012 16:21
Washington - A cápsula não-tripulada Dragon da empresa americana SpaceX pousou sem problemas este domingo no Pacífico, na costa da Califórnia (oeste), encerrando a primeira missão comercial de fornecimento de carga ao posto avançado orbital, confirmou a SpaceX.A Dragon tocou a água às 19h22 GMT (17h22 de Brasília), indicou a empresa em um breve comunicado em seu site.
A cápsula trouxe da Estação Espacial Internacional (ISS) material de laboratório, encerrando a sua primeira missão de abastecimento no espaço.
Leia mais notícias de Mundo
O braço mecânico da ISS havia liberado a cápsula às 13H29 GMT (11H29 Brasília), ao final de uma missão de 18 dias cujo principal objetivo foi levar suprimentos à Estação Espacial.
A cápsula da SpaceX, a única na atualidade capaz de regressar à Terra com carga, entregou cerca de 450 quilos de equipamentos na Estação Espacial e regressou à Terra com 758 quilos, incluindo elementos informáticos e material de experiências.
O centro da Nasa em Houston, Texas, controlou as manobras de retorno da Dragon, uma nave de seis toneladas, mas foi a SpaceX, com sede em Hawthorne, Califórnia, que fez a operação de reentrada na atmosfera, com o auxílio da agência espacial americana e de outras organizações.